
Revisão e Orientação textual
Orçamento
Já revisamos livros, teses, dissertações, artigos, monografias e até relatórios oficiais e editais governamentais.
Nossas revisões vão desde a parte gramatical (concordância verbal, nominal, ortografia, regência, acentuação etc.), passando pela parte textual (elementos de coesão e coerência textuais, paragrafação, pontuação etc.) chegando às normas da ABNT, APA, Vancouver (referências, formatação, organização das notas de rodapé etc.). Mas nosso trabalho vai além da revisão. Sugerimos a reorganização de trechos, discutimos e sugerimos a reconsideração de termos, conceitos e ideias etc.
Nossa inspiração é o velho editor do The New Yorker, William Shawn, que, segundo Gardner Bostford, "pegava o texto, o decompunha em uma dúzia de partes, removia as digressões, endireitava o raciocínio, acertava a gramática, lubrificava as transições e depois o reconstituía, transformando-o em um texto aceitável – tudo isto sem deixar qualquer vestígio da sua presença. Apenas o autor saberia que Shawn havia estado por ali."
É um trabalho minucioso, portanto; fazemos uma verdadeira varredura nos textos. Nosso olhar é clínico. Você não vai se arrepender de contratar nosso serviço.
Originais
Diagnóstico
Interlocução
Prazos
Pagamento
Orçamentos
Não trabalhamos com tabelas ou valores fixos. Tudo depende da natureza do texto: se há muitas imagens, se há muitas notas de rodapé, muitas tabelas, se está bem escrito, enfim. Antes da contratação, quando um(a) autor(a) nos contacta, solicitamos que nos encaminhe os originais para que possamos elaborar um diagóstico e, a partir dele, estabelecermos um orçamento. Cabe dizer que os originais ficam no mais absoluto sigilo, cabendo, em caso de desrespeito a este princípio, penas legais e demais processos judiciais.
Originais
Compreendemos que uma das tarefas mais árduas do trabalho intelectual é a escrita. Dessa forma, entendemos que é um ato de confiança quando um(a) autor(a) nos encaminha seus originais para análise. É por isso que mantemos sobre eles sigilo absoluto.
Diagnóstico
O diagnóstico é uma análise do texto e do trabalho como um todo, feito para se estabelecer o orçamento. Levamos em consideração, nesse diagnóstico, basicamente, qual a complexidade do texto: se apresenta muitas frases truncadas, períodos muito longos que precisem ser desmembrados, como desmembrá-los sem prejudicar o sentido do texto e a "dicção" do autor etc.
Interlocução
Ao longo da revisão/orientação, é possível que nos comuniquemos (por email, telefone, whatsapp ou vídeo-conferência) para sanar eventuais dúvidas que porventura apareçam. O que é de praxe na revisão é que, quando a correção a ser feita é de pequeno porte (ortografia, acentuação, pontuação, concordância verbal, nominal etc.), fazemo-la logo. Quando a correção, no entanto, é de maior porte (paragrafação, organização de ideias, coerência etc.), apontamos o lugar da modificação para que o(a) próprio(a) autor(a) decida pela sugestão ou não.
Prazos
Os prazos de entrega dependem do tipo e do nível de complexidade do trabalho (a partir do diagnóstico de escrita que fazemos). Contudo, o prazo varia de 5 a 10 dias úteis ou até um mês; depois de se confirmar o contrato do serviço — isso vai depender do diagnóstico que fizermos, já se disse. Prazos especiais para casos específicos podem ser negociados.
Pagamento
Quando o valor é orçado, depois do diagnóstico, entramos em negociação. Fica a critério do cliente firmar ou não o acordo. Sem compromisso antes disso. Trabalhamos com um sinal de 50% no ato da contratação do serviço e 50% no ato da entrega. O cliente pode optar pela forma de pagamento através de BOLETO BANCÁRIO, DEPÓSITO EM CONTA ou TRANSFERÊNCIA nos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.