
Nossos livros & outras
publicações
Desde 2008, foram seis livros resultantes de nosso curso de Estratégias de Composição Textual, ministrado para públicos diferentes: desde pescadores, cozinheiras, agricultores e adolescentes do Ensino Médio até professores e alunos de graduação e pós-graduação. Além deles, outros dois livros técnicos e teóricos resultantes de reflexões a partir da experiência das nossas oficinas. Apresentamos também o Setor de Publicações Acadêmicas que fundamos em 2012 em uma Instituição de Ensino Superior, com periódicos científicos, anais de eventos acadêmicos e outras publicações.
Conheça-os logo abaixo!

Entre(Atos) do Ofício (2008)
Foi um livro publicado a partir dos relatos de experiência de professores da Educação Básica do Município de Sobral-CE, com apoio da ESFAPEM-Escola de Formação Permanente da cidade, e organizado pelas professoras Jocelaine Regina Duarte Rossi, do Instituto Liceum, e Ivna de Holanda Pereira, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 181p.

Carinhanha: entre rosas e veredas (2010)
Durante uma semana, adolescentes de escola pública do Nível Médio tiveram contato com a obra de João Guimarães Rosa, Grande Sertão: veredas. Inspirando-se tanto no método roseano do caderno de campo - quase uma abordagem antropológica - quanto na linguagem do autor - que mescla erudição a termos populares e expressões regionais -, os alunos escreveram contos e poemas registrando as histórias e lendas sobre o Rio São Francisco, que margeia a cidade de Carinhanha, na Bahia. O trabalho foi realizado em parceria com uma equipe de professores da Universidade de Brasília (UnB) e foi financiado pela prefeitura local em parceria com o Governo Federal. 48p.
Temperos literários: antologia (2011)
Dessa vez, foram adolescentes de escola pública de Messejana, no Ceará, que registraram a memória coletiva e as histórias orais de sua comunidade, baseando-se no estilo do escritor José de Alencar, nascido em Messejana. O livro é resultado do Projeto Rota das Especiarias - Temperos literários, contemplado pelo Edital de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Ceará, em 2010. 93p.

Carinhanha: entre o saber e o sabor (2011)
Esse livro foi construído a partir dos relatos de cozinheiras, pescadores e agricultores da cidade de Carinhanha. O livro retrata a cozinha local com suas receitas típicas e as histórias pessoais ligadas a essas receitas, construindo um verdadeiro panorama acerca da memória cultural e do habitus alimentar daquela região do sertão baiano. O livro foi organizado em parceria com a, à época, professora Simone Passos, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, hoje, Coordenadora de Cultura do Município de Sobral-CE; nossa colaboradora desde o primeiro livro da Col. Carinhanha, em 2010. 71p.
Carinhanha: entre rios de histórias (2012)
Esse foi nosso projeto mais ousado. Uma equipe multidisciplinar composta por um pedagogo, três antropólogos, um linguísta e uma historiadora, entre doutores e mestres, orientou o trabalho de pesquisa de 18 estudantes da Universidade Aberta do Brasil (UNEB/UnB) do Pólo Carinhanha-BA. O resultado foi um livro extremamente rico sobre a história de Carinhanha a partir da história das pessoas comuns e das manifestações culturais e religiosas da cidade. O livro conta ainda com um rico registro iconográfico com fotografias coloridas e em preto-e-branco que datam do começo do século XX. O livro foi patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, e o projeto financiado pela Prefeitura Municipal de Carinhanha. 460p.
A cigana analfabeta lendo a mão de Paulo Freire: considerações sobre alfabetização e letramento (2013)
A experiência das oficinas de escrita em meios pouco letrados nos despertou para uma verdadeira fissura que existe entre os chamados "analfabetos" e os bem letrados, além dos ditos "imortais" das academias de letras. A cigana analfabeta lendo a mão de Paulo Freire é, portanto, um livro que reflete acerca da escrita não só como símbolo de distinção social, mas como fenômeno cultural com impactos importantes sobre o modo como os membros de uma sociedade se veem. Os dois primeiros capítulos, no entanto, funcionam como um material didático sobre educação linguística para as turmas do PARFOR, o programa da CAPES de formação de professores da Educação Básica sem formação específica na área em que atuam. O livro foi, inclusive, financiado pela instituição. Disponível para venda. 113p.
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa (2016)
O conjunto de atividades que desenvolvemos em nossas oficinas de escrita nos trouxe a elaborar estes Fundamentos Metodológicos para o Ensino de Língua Materna. Deixemos que os capítulos falem por si só:
UNIDADE I - AMPLIANDO NOSSA NOÇÃO DE LÍNGUA - O Surgimento das Línguas / Breve História da Língua Portuguesa I: Aspectos Históricos / Breve História da Língua Portuguesa II: Formação / Língua Portuguesa e Colonização / O Português Brasileiro - Nível Fonológico - Nível Morfológico - Nível Sintático / Preconceito Linguístico / Língua e Poder
UNIDADE II - AMPLIANDO NOSSA NOÇÃO DE ENSINO DE LÍNGUA - O Ensino de Língua Portuguesa como instrumento de Exclusão Social / A Lei do Diretório / A Atual Prática Docente de Língua Portuguesa no Brasil.
124p.
Setor de Publicações Acadêmicas
da Faculdade Luciano Feijão (desde 2012)
Fundamos, em 2012, o Setor de Publicações Acadêmicas da Faculdade Luciano Feijão, em Sobral-CE. E lá editamos dois periódicos científicos, Anais de quatro eventos acadêmicos anuais, escrevemos um conjunto de Manuais Práticos para a Escrita de Textos Acadêmicos disponíveis gratuitamente para toda a comunidade acadêmica, além de livros organizados em parceria com as Coordenações dos cursos de Direito, Psicologia e Administração. São mais de 2 mil trabalhos disponíveis para consulta que tanto podem inspirar o interesse por diversos temas bem como o aprofundamento de estudos sobre diversos objetos de análise.